Unidos da Coloninha

1
mar.
Passarela Nego Quirido
1:10

História

A Sociedade Recreativa e Cultural Unidos da Coloninha é uma das mais tradicionais agremiações carnavalescas, fundada em 10 de janeiro de 1962, no bairro Coloninha, em Florianópolis. Acumula dez títulos conquistados no Carnaval da cidade.

A agremiação surgiu a partir de um animado bloco carnavalesco, que divertia os moradores nos arredores do bairro Coloninha, localizado na área continental de Florianópolis, e teve como fundadores jovens carnavalescos e apaixonados por samba.

O bairro sempre foi um dos berços do gênero em Florianópolis e isso fez com que um grupo começasse a sonhar com a criação de uma escola de samba. Esse desejo tornou-se realidade com a criação de uma escola de samba mirim que desfilou durante três anos.

No ano de 1964 a Coloninha teve suas atividades suspensas, retornando a desfilar somente após 18 anos. Em 1984, conquistou seu primeiro título e então foram mais cinco troféus consecutivos.

Em 2020, foi consagrada campeã do Carnaval quando levou para a Passarela Nego Quirido um enredo caprichado sobre a própria comunidade onde nasceu.

No Carnaval de 2023, a Unidos da Coloninha levou para a passarela o enredo “Nego Quirido, Palco de Eternos Carnavais”, que abordou diferentes enredos históricos que marcaram sua trajetória, resgatando a memória afetiva dos carnavais passados e destacando sua evolução, tradições e a paixão pelo samba que move seus participantes.

Com o enredo “A Música Veio ao Nosso Encontro – Camerata Florianópolis: 30 Anos!”, em 2024 a Unidos da Coloninha celebrou a trajetória da Camerata Florianópolis, marcando presença na avenida com um desfile emocionante. Apesar de empatar em 268,9 pontos com a Consulado, ficou com o terceiro lugar nos critérios de desempate.

Enredo

“Benzimento – O poder das ervas sagradas”

A Unidos da Coloninha abordará o tema do benzimento, destacando o poder das sete ervas sagradas: arruda, guiné, alecrim, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, manjericão e pimenteira. O enredo enfatizará as práticas tradicionais de cura e proteção espiritual, ressaltando a sabedoria popular e a fé presentes nessas tradições, além de abordar a importância dessas ervas na cultura brasileira e suas aplicações no dia a dia.

Confira a letra do samba-enredo da Unidos da Coloninha para o Carnaval 2025:

Defuma… a vida com alecrim
Defuma… que a gira vai começar
Com as ervas da Jurema
E na paz de Oxalá!
Katendê, folha sagrada…
É da Guiné, Tupinambá…
É Preto Velho, êh Saravá!
Um banho de axé, vem de Aruanda
É pra quem tem fé,
Firma ponto na Umbanda
Ogunhê pra vencer demanda!

Bate-folha pra levar… o que não é meu
Benze-deira pra afastar… o que não é meu
Comigo ninguém pode, você tem que respeitar…
É azul, verde e branco o meu patuá!

Chegando pelas encruzilhadas
A força do povo das matas
Celebra a essência da vida
Pimenta pra afastar o azar
Manjericão pra acalmar
Atabaques a ressoar
Oxóssi… a flecha certeira que me guia
Proteja os filhos de vovó Cambina
Que a batucada toca a emoção
Sou eu… a resistência do axé, sou a gigante!
Muito mais que ancestralidade
Fundamento em devoção!

Deixa o santo chegar, acende vela no congá
Trás arruda e Guiné,
Coloninha é axé!
Já benzi a minha guia
Salve o povo macumbeiro…
O Continente vai baixar nesse terreiro!

Assista ao clipe oficial:

Ficha técnica

📸 Siga no Instagram: @coloninhaoficial

🎵 Ouça no YouTube

Crédito de foto: Divulgação – Allan Carvalho/PMF