A Sociedade Recreativa Cultural e Samba Embaixada Copa Lord, “a mais querida”, como é carinhosamente chamada pelos foliões, é a segunda escola de samba mais antiga da Capital, 20 vezes consagrada campeã do Carnaval da cidade.
A agremiação foi fundada em 1955 e representa o Morro da Caixa, popularmente conhecido como Mont Serrat, uma das comunidades que compõem o Maciço do Morro da Cruz, no Centro de Floripa.
A amarelo, vermelho e branco nasceu em uma conversa de Abelardo Henrique Blumenberg, o famoso “Avez-vous” (aportuguesado para Avevú), Juventino João Machado, o Nego Quirido, Valdomiro José da Silva, o Lô, e Jorge Costa, o Jorginho. Com a ausência de Os Protegidos da Princesa em um dos carnavais, até então única escola da cidade, eles resolveram criar uma nova agremiação.
A princípio a escola se chamaria Os Garotos do Ritmo, mas o nome foi mudado para Embaixada Copa Lord, por sugestão de Avevú. O nome tem na raiz a união de negros e brancos no mundo do samba. Em 2020, a escola homenageou o padre Vilson Groh, liderança comunitária e religiosa do local onde fica a sede da escola de samba.
Na volta dos desfiles na Nego Quirido, em 2023, a Copa Lord desfilou no Carnaval de Floripa com o enredo “O Orocongo do Gentil”, que celebrou a história do samba e sua influência na cultura brasileira, destacando os grandes sambistas que marcaram gerações.
No desfile de 2024, a Embaixada Copa Lord trouxe para a avenida o enredo “Praça XV, Paulo Fontes e Nego Quirido – Um Manifesto Pelas Escolas de Samba”. Resgatando a história do samba em Florianópolis, a escola emocionou o público e conquistou 268,6 pontos, ficando com a quarta colocação.
A Embaixada Copa Lord prestará homenagem ao artista plástico Hiedy de Assis Corrêa, conhecido como Hassis. O enredo explorará suas obras e contribuições para as artes visuais, destacando sua influência na cultura local e seu legado artístico, além de abordar sua visão sobre a sociedade e o cotidiano retratados em suas pinturas.
Confira a letra do samba-enredo da Copa Lord para o Carnaval 2025:
Quem vem do morro, levanta poeira
E arrepia a avenida inteira
É Copa, meu ontemanhã
A tela que me faz feliz
Pintando os traços de Hassis
Onde a arte encontra a magia
Pincéis aquarelaram poesia
Em Itaguaçu, eu vou contemplar
O vento sul e as cores do mar
Sonhei… estou dentro da tela
Cais… a memória desperta
Ontem, brincarei em um boi-de-mamão
Amanhã, eu fui fiel na procissão
E, sempre, um palhaço da ilusão
Hassis mostrou… ainda há tempo!
Sou movimento pra recomeçar
Abraçando a arte e a rebeldia
Deixo a ousadia me embalar
Pecados capitais e os desiguais em guerra
Será a humanidade a grande cruz da Terra?
Nos ombros de nosso Senhor
Contra o rancor, sou liberdade!
Que o sentimento do artista
Resista pela cidade
“É festa pra rachar”, que coisa louca!
O gênio renasceu no Boca
O chão vai tremer, não vi nada igual
Seu sonho de carnaval
Assista ao clipe oficial:
📸 Siga no Instagram: @embaixadacopalord